https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/issue/feed REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO 2024-05-28T14:23:33-03:00 Juliana Machado Fraga revista.administracao@domalberto.edu.br Open Journal Systems <p align="justify">A Revista de Administração Dom Alberto, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa da Coordenação de Pós-graduação e da Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. O seu principal objetivo é publicar artigos inéditos em língua portuguesa sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões do conhecimento científico.</p> https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/942 O ESCOAMENTO DA SOJA NO VALE DO RIO PARDO 2024-05-28T13:55:29-03:00 Ana Paula May1 revistas@domalberto.edu.br Priscila Garcia resvistas@domalberto.edu.br <p>A produção de soja no Brasil vem aumentando a cada ano, dando ao país o título de maior<br>produtor e exportador do grão, conforme dados da Embrapa (2023). No Vale do Rio Pardo,<br>no Rio Grande do Sul, a oleaginosa é também uma grande aposta entre os produtores locais.<br>Contudo, a região e o país deixam a desejar no que se refere à logística envolvendo o<br>transporte da safra, conforme relatos obtidos neste estudo. Desse modo, este artigo possui o<br>objetivo de verificar quais são os desafios logísticos do escoamento da soja no Vale do Rio<br>Pardo. Para tanto, o presente estudo de caso, caracterizou-se de forma descritiva com análise<br>qualitativa dos resultados que foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas<br>realizadas com produtores e cooperativas locais. Com base nas informações levantadas, foi<br>possível verificar que a principal dificuldade está na deficiência do transporte rodoviário, pois<br>este causa reflexos em toda cadeia produtiva.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/943 ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS A PARTIR DAS MATRIZES SWOT E GUT 2024-05-28T13:58:48-03:00 Luana Oliveira Leites revistas@domalberto.edu.br Luziane Boemo Mozzaquatro resvistas@domalberto.edu.br <p>Em todo ambiente empresarial, seja de grande ou pequeno porte, o entendimento sobre<br>estratégias administrativas pode auxiliar em uma visão mais clara sobre o empreendimento<br>e, como consequência, favorecer a manutenção e mesmo a ampliação do negócio. Em um<br>contexto de pandemia e pós-pandemia COVID-19, as organizações tiveram que se readaptar<br>para sobreviver ao mercado. Considerando esse contexto, o presente estudo foi realizado em<br>uma MEI (Microempreendedor Individual), responsável pelo comércio varejista de<br>mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, considerada um<br>Minimercado, localizado no interior do RS. Buscou-se apontar estratégias administrativas para<br>a continuidade da empresa no mercado pós-pandemia, a partir das matrizes SWOT e GUT.<br>Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa e método descritivo. Os resultados<br>apontam que, por meio dessas matrizes, consegue-se identificar o perfil organizacional da<br>empresa, para o apontamento de priorização na resolução dos problemas.</p> 2024-05-28T13:58:48-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/944 ESTUDO DE CASO: UMA ANÁLISE DE PROCESSOS DE COMPRAS E PAGAMENTOS EM UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE ENGENHARIA CIVIL 2024-05-28T14:02:49-03:00 Gabriela Bastos dos Santos revistas@domalberto.edu.br Luciano Fernandes resvistas@domalberto.edu.br <p>Este estudo tem como tema central a análise de processos tendo como referência a gestão<br>da qualidade. O principal objetivo do procedimento operacional padrão é a organização e<br>padronização das atividades ou processos de uma empresa, é uma ferramenta utilizada para<br>reduzir erros, desperdícios e desvios. Um POP bem estruturado pode trazer diversos<br>benefícios, como por exemplo: agilidade, qualidade e maior produtividade para a organização.<br>Desta forma o objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de compras e pagamentos<br>de uma empresa do segmento de engenharia civil localizada no município de Santa Cruz do<br>Sul. A metodologia aplicada foi um estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa<br>descritiva com análise qualitativa via entrevista, observação participante e documental. Como<br>resultado foi identificado pontos falhos que ocorrem desde a compra de um material até seu<br>devido pagamento.</p> 2024-05-28T14:02:49-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/945 A INFLUÊNCIA DA PROMOÇÃO DE VENDAS NA DECISÃO DE COMPRA DE CONSUMIDORES EM UM SUPERMERCADO DE UMA CIDADE GAÚCHA 2024-05-28T14:06:29-03:00 Felipe Samuel Landskren revistas@domalberto.edu.br Fabio Augusto Lemes resvistas@domalberto.edu.br <p>A globalização tornou o consumidor mais exigente com suas necessidades e desejos, isso<br>requer que as empresas adotem meios de influenciar o comportamento do consumidor e<br>garantir a sua competitividade no mercado. O presente trabalho foi desenvolvido em um<br>supermercado localizado na cidade de Herveiras/RS, tendo como objetivo geral analisar a<br>influência provocada pela promoção de vendas na decisão de compra do consumidor. A<br>pesquisa é de natureza descritiva, com uma análise quantitativa através de um questionário<br>aplicado aos consumidores após terem realizado suas compras. Após a realização deste<br>estudo verificou-se que as ações de promoção de vendas geram um impacto satisfatório na<br>decisão de compra dos consumidores do supermercado. Dos entrevistados, 65,0%<br>compraram produtos em promoção e 32,5% afirmaram ter trocado a marca que costumam<br>consumir devido a uma promoção.</p> 2024-05-28T14:06:29-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/946 UMA ANÁLISE SOBRE A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING EM UMA LOJA AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE ENCRUZILHADA DO SUL 2024-05-28T14:09:46-03:00 Darlon Soares de Oliveira revistas@domalberto.edu.br Luciano Fernandes resvistas@domalberto.edu.br <p>O presente estudo teve como objetivo apresentar a importância do planejamento estratégico<br>de marketing para uma pequena empresa do segmento agropecuário de Encruzilhada do Sul,<br>visto que as empresas familiares estão cada vez mais presentes no mercado tornou-se<br>imprescindível a utilização de ferramentas estratégicas. As estratégias empresariais<br>configuram o norteamento das ações organizacionais que as empresas buscam para<br>tornarem-se mais competitivas frente aos seus concorrentes, além de fortalecer o seu<br>posicionamento de mercado, objetivando maiores lucros. Este estudo teve como objetivo<br>geral: Analisar como é aplicado o Planejamento Estratégico de Marketing na Agropecuária<br>Colonial. Identificando as ferramentas importantes e as práticas aplicadas no planejamento<br>de marketing. Com base na observação participante e dados obtidos por questionário foi<br>possível observar que a falta de um planejamento bem estruturado é a principal dificuldade<br>que a empresa encontra no momento</p> 2024-05-28T14:09:46-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/947 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: AS CINCO FORÇAS DE PORTER EM UMA URBANIZADORA DE SANTA CRUZ DO SUL 2024-05-28T14:13:06-03:00 Wesley Augusto Terres revistas@domalberto.edu.br Ângelo Staub resvistas@domalberto.edu.br Fabiane da Silveira Silveira resvistas@domalberto.edu.br <p>Entender o meio em que as organizações se situam é imprescindível para a gestão estratégica<br>e possibilita lidar melhor com as vantagens e desvantagens competitivas em relação aos<br>concorrentes. Uma das Ferramentas que possibilita a análise da situação de uma empresa<br>são as cinco forças de Porter. O presente estudo buscou demonstrar como as cinco forças de<br>Porter agem na empresa e quais seus reflexos na competitividade de uma Urbanizadora de<br>Santa Cruz do Sul. Assim, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, sendo aplicada<br>uma entrevista estruturada com nove questões, respondidas pelo gestor da organização no<br>primeiro semestre de 2023. Por meio do questionário, percebeu-se que, apesar do corpo<br>técnico da empresa possuir um vasto conhecimento técnico de sua área de atuação, ainda<br>não possui um planejamento estratégico bem estruturado e desconhece a teoria das cinco<br>forças de Porter. Mesmo que desconheça a ferramenta, a empresa consegue obter, de forma<br>empírica, as informações relacionadas com a ferramenta e, dessa forma, conseguiu obter<br>vantagens competitivas e se estabelecer no mercado.</p> 2024-05-28T14:13:06-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/948 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Estudo de caso na empresa Schender Produtos Alimentícios Ltda 2024-05-28T14:16:09-03:00 Camila Luana Strohm revistas@domalberto.edu.br Wagner Machado resvistas@domalberto.edu.br <p>A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) está ganhando maior destaque nos últimos anos,<br>isso porque é perceptível que o grau de produtividade dos funcionários está altamente ligado<br>ao seu grau motivacional dentro da empresa. Com a implementação da QVT, a empresa<br>demonstra se preocupar não só com questões burocráticas, mas também com o bem-estar e<br>a saúde das pessoas. Este estudo de caso visa identificar qualidade de vida dos funcionários<br>da empresa Schender, localizada em Santa Cruz do Sul, RS. A metodologia utilizada foi uma<br>pesquisa aplicada com abordagem descritiva, e para isso foi realizado a aplicação de um<br>questionário com perguntadas fechadas. Os dados obtidos foram analisados de maneira<br>quantitativa, e identificou-se que, de modo geral, os índices são satisfatórios, mas que é<br>possível melhorar em alguns aspectos. Para isso, após a análise, foram identificadas<br>sugestões de melhoria</p> 2024-05-28T14:16:09-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/949 ACOMPANHAR OS IMPACTOS DO MODELO FISITAL NOS COLABORADORES DA AGÊNCIA SICREDI AFUBRA DE SANTA CRUZ DO SUL/RS 2024-05-28T14:19:56-03:00 Kelly da Rosa Oliveira revistas@domalberto.edu.br Fábio Fernando Schlesener resvistas@domalberto.edu.br <p>O objetivo do presente estudo propõem acompanhar os impactos da implantação modelo<br>fisital nos colaboradores da agência Sicredi Afubra de Santa Cruz do Sul/RS. Desta forma, a<br>pesquisa será realizada na agência Afubra, a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo atua há<br>102 anos no mercado financeiro regional. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso<br>com natureza descritiva, análise qualitativa através de entrevistas, com questionário<br>semiestruturado e observação, aplicados a seis colaboradores. A introdução do modelo fisital<br>visa unir o físico com o digital nos atendimentos, revisando alguns métodos que possibilitam<br>maior autonomia para os colaboradores e para os associados, facilitando os fluxos e<br>encurtamento processos, resultando em eficiência operacional nas atividades. Entretanto, as<br>ferramentas iniciaram com funções básicas e evoluiram vagorosamente com problematicas,<br>razões que acarretaram em mais operacional. Nos colaboradores, não há sentimento de<br>dominio ou conhecimento de todas as funcionalidades permitidas pelas ferramentas.</p> 2024-05-28T14:19:56-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/revistadeadministracao/article/view/950 COMPLIANCE: Uma análise sobre Compliance em quatro empresas do setor de tabaco de Santa Cruz do Sul. 2024-05-28T14:23:33-03:00 Luana da Costa revistas@domalberto.edu.br Priscila Garcia resvistas@domalberto.edu.br Priscila Silveira resvistas@domalberto.edu.br Thiago Ramos Flores resvistas@domalberto.edu.br Roberto da Silva Volmer resvistas@domalberto.edu.br <p>A ferramenta de Compliance, no âmbito empresarial, é a linha mestra que orientará o<br>comportamento referente ao cumprimento de regras e leis de uma empresa. Na<br>presente pesquisa buscou-se evidenciar sobre implementação, transparência,<br>treinamentos e benefícios de um Programa de Compliance. A pesquisa foi realizada<br>em quatro empresas de Santa Cruz do Sul e utilizou-se de uma abordagem qualitativa<br>através de entrevistas, onde descobriu-se que o custo para implementação de um<br>Programa de Compliance é elevado, demanda de trabalho extenuante, aplicação de<br>treinamentos e controles rigorosos, mas seus benefícios, tanto financeiros, quanto de<br>resultados, são maiores que as dificuldades da sua implementação.</p> 2024-05-28T14:23:33-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO