CRITÉRIOS DO CONSUMIDOR PARA ESCOLHA ENTRE UM SUPERMERCADO DE GESTÃO FAMILIAR E UM SUPERMERCADO PARTICIPANTE DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO

  • Maick Sandro Carvalho Sprenger
  • Fabiane da Silveira Silveira
  • Patrinês Aparecida França Zonatto
Palavras-chave: Mercado de pequeno porte, Tomada de decisão, Comportamento do consumidor

Resumo

Grandes mudanças ocorreram ao longo dos anos em todos os segmentos, atravessar essa
fase e se manter competitivo no mercado são os grandes desafios para as pequenas
empresas. Vários aspectos precisam ser observados, mas um aspecto fundamental para que
as empresas tenham sucesso financeiro é a busca pela maior satisfação do cliente final em
relação ao produto e/ou serviço oferecido. Desta forma, este trabalho tem como objetivo
identificar os principais critérios no comportamento do consumidor referente à sua escolha
entre um supermercado de gestão familiar e um supermercado de maior porte, com intuito de
compreender as necessidades do cliente e com isso propor melhorias para um supermercado
de gestão familiar da cidade de Rio Pardo que possui além do mercado, padaria e açougue.
Como resultado obtido, verifica-se que o recebimento de produtos, armazenagem e reposição
nas prateleiras é feito de forma ultrapassada de acordo com métodos atuais, gerando de certa
forma, desperdício de tempo e de espaço no armazém.

Publicado
2017-06-30