MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PROCESSADORA DE TABACO.

  • Kelly Aparecida Mazur Pacheco
  • James Fagundes Carvalho
Palavras-chave: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Análise de Cenário, Mapeamento de Processos

Resumo

O mapeamento de processos de negócio tem o objetivo de aprimorar a visibilidade em relação
às atividades desenvolvidas nos diferentes departamentos das empresas. Neste estudo de caso, foi
possível identificar um método alternativo para analisar e propor melhorias em uma área de treinamento
e desenvolvimento de uma empresa processadora de tabaco da região. A pesquisa utilizou uma
abordagem qualitativa, focada na observação dos processos de negócio. Com esta estratégia, a
pesquisa proporcionou como resultado um mapeamento do cenário atual (AS – IS) dos treinamentos
ligados à função e implementou melhorias nos processos de negócio (TO – BE), padronizando o fluxo
de atividades utilizando o Business Process Management (BPM).

Publicado
2018-12-09