O LEGADO DA COPA DO MUNDO PARA O SETOR HOTELEIRO DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS

  • Luiz Alonso de Oliveira Blanco
  • Carlos Henrique Nery Cardona
Palavras-chave: Hotelaria, Eventos, Mercado

Resumo

Este artigo se propõe a analisar as projeções dos empreendimentos hoteleiros a partir do legado da Copa do Mundo FIFA 2014. Sabe-se que esse megaevento atua como um facilitador na movimentação econômica dos países-sedes, uma vez que há um grande número de investimentos necessários para sustentar o evento. Por meio deste estudo foi possível verificar que as melhorias em infraestrutura hoteleira, qualificação de pessoas, mais oportunidades para captação e potencialização de eventos, além do grande poder de mídia, gerando uma maior divulgação da imagem, contribuindo para a motivação de uma série de turistas a visitar o país e o município. E foi verificada pela pesquisa, a perspectiva dos empreendimentos a partir de agora, como atuarão, que nichos de mercado vão captar negócios e as tendências de mercado para toda a área hoteleira.

Biografia do Autor

Luiz Alonso de Oliveira Blanco

Professor do Curso de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac de Porto Alegre. Graduado em Administração de Empresas (PUCRS- 1989) e em Hotelaria pela UCS (1991), Pós graduado em Gestão Hoteleira (SENAC-2003). Mestre em Qualidade Ambiental pela Feevale. Contato: alonsoblanco@hotmail.com

Carlos Henrique Nery Cardona

Professor do Curso de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac de Porto Alegre e da Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS); Graduado em Hotelaria pela UCS (1993), Especialização em Turismo, Gestão e Desenvolvimento Sustentavel no Turismo (UCS/2002) e Mestre em Turismo (UCS/2008).

Publicado
2014-12-30