CARACTERÍSTICAS DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO CLIENT FOLLOWING

  • WANDERSON HEDVANE FRANCISCO
  • ROBERTO BIRCH GONÇALVES GONÇALVES
  • GUIHERME BERGMANN BORGES VIEIRA
Palavras-chave: Seguir o cliente, Cliente doméstico, Internacionalização

Resumo

A internacionalização client following caracteriza-se por ser um método de inserção internacional impulsionado pelo cliente doméstico. O objetivo do trabalho é analisar o método de inserção internacional client following, relacionado à decisão de seguir o cliente doméstico no cenário internacional. A metodologia do estudo foi com abordagem qualitativa e técnica de múltiplos casos. Os resultados mostram que a internacionalização através do cliente doméstico, possibilita reduzir custos, ampliar mercados e aumentar o faturamento da empresa seguidora, pois esse método de inserção internacional possibilita minimizar as incertezas e os riscos da internacionalização. Além do mais, a internacionalização client following possibilita que a empresa seguidora adquira novos conhecimentos técnicos e relacionais, pois existe o desenvolvimento e a transferência de conhecimento entre as partes envolvidas.

Biografia do Autor

WANDERSON HEDVANE FRANCISCO

Bacharel em Comércio Internacional; Centro de Ciências Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional; Universidade de Caxias do Sul (UCS); wandersonh.francisco@gmail.com

ROBERTO BIRCH GONÇALVES GONÇALVES

Doutor em Administração; Centro de Ciên cias Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional; Universidade de Caxias do Sul (UCS); rbgoncal@ucs.br

GUIHERME BERGMANN BORGES VIEIRA

Doutor em Engenharia da Produção; Centro de Ciências Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional; Universidade de Caxias do Sul (UCS); gbv ieira@cpovo.net

Publicado
2015-06-02