GESTÃO DE PESSOAS: TRABALHO EM EQUIPE COMO ESTRATÉGIA PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA LOCALIZADA NA SERRA GAÚCHA

  • Ivete Cristina Radaelli
  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira
Palavras-chave: Gestão de pessoas, Trabalho em equipes, Trabalho bancário

Resumo

A melhoria da produtividade e da lucratividade não resulta apenas da utilização de tecnologias de informação, mas principalmente, de novas formas de utilização e de gestão da força de trabalho. O presente artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa realizada em uma agência bancária, localizada na Serra Gaúcha, interior do Rio Grande do Sul. O método da pesquisa foi o exploratório. O objetivo geral conhecer a percepção dos funcionários sobre o trabalho em equipe como estratégia para o alcance dos objetivos de uma agência bancária. Quanto aos objetivos específicos: Identificar as principais vantagens e desvantagens do trabalho em equipe e conhecer as estratégias para aumentar a integração de uma equipe de trabalho, na percepção dos bancários. A técnica utilizada foi um questionário com questões abertas. Os sujeitos do estudo foram os funcionários da agência e a análise das informações qualitativa. Observou-se que, na percepção dos respondentes, o trabalho em equipe é uma estratégia indicada para a atividade bancária. Ele permite o aumento da produtividade, em relação ao trabalho individual. Também, pode gerar maior satisfação, no desenvolvimento das atividades do dia-a-dia, quando o papel de cada funcionário é reconhecido efetivamente pelo gestor.

Biografia do Autor

Ivete Cristina Radaelli

Administradora e estudante do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIVATES, de Lajeado/RS.

Alvaro Gustavo Wagner Junqueira

Professor do Centro Universitário- Univates. Mestre em Administração. Especialista em Gerência da Produção.

Publicado
2015-06-02