IMPACTO DA AUTOESTIMA NO NEGOCIADOR BRASILEIRO SELF-ESTEEM IMPACT ON BRAZILIAN NEGOTIATOR
Resumo
A internacionalização oferece oportunidades desde que a empresa tenha condições de negociar em ambientes multiculturais. Este estudo busca verificar se o negociador brasileiro tem seu desempenho nos negócios internacionais afetado pela sua autoestima, o que tende a ocasionar dificuldades nas negociações e no relacionamento com estrangeiros. Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando um questionário estruturado com questões baseadas no instrumento de pesquisa validado por Rosenberg (1973) que trata de autoestima. Ampliou-se com questões baseadas na fundamentação teórica objetivando atualizar conceitos e abordagens. Foram analisadas oitenta e cinco respostas de negociadores de empresas da cidade de Caxias do Sul. Os resultados dão conta de que os negociadores brasileiros relacionam os resultados nos negócios internacionais ao seu nível de autoestima. Além disso, ficou evidente que a autoestima está relacionada a três aspectos principais: a colonização; os estereótipos e aos problemas socioeconômicos enfrentados pelo país e pelos brasileiros.