IMPACTO DA AUTOESTIMA NO NEGOCIADOR BRASILEIRO SELF-ESTEEM IMPACT ON BRAZILIAN NEGOTIATOR

  • Bruna Brazil Flores
  • Raissa Scariot Fernandez Camps
  • Roberto Birch Gonçalves
Palavras-chave: Autoestima, Complexo de Inferioridade, Negociações Interculturais

Resumo

A internacionalização oferece oportunidades desde que a empresa tenha condições de negociar em ambientes multiculturais. Este estudo busca verificar se o negociador brasileiro tem seu desempenho nos negócios internacionais afetado pela sua autoestima, o que tende a ocasionar dificuldades nas negociações e no relacionamento com estrangeiros. Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando um questionário estruturado com questões baseadas no instrumento de pesquisa validado por Rosenberg (1973) que trata de autoestima. Ampliou-se com questões baseadas na fundamentação teórica objetivando atualizar conceitos e abordagens. Foram analisadas oitenta e cinco respostas de negociadores de empresas da cidade de Caxias do Sul. Os resultados dão conta de que os negociadores brasileiros relacionam os resultados nos negócios internacionais ao seu nível de autoestima. Além disso, ficou evidente que a autoestima está relacionada a três aspectos principais: a colonização; os estereótipos e aos problemas socioeconômicos enfrentados pelo país e pelos brasileiros.

Biografia do Autor

Bruna Brazil Flores

Possui bacharelado em comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul.

Raissa Scariot Fernandez Camps

Bolsista de pesquisa e graduanda em engenharia de produção pela Universidade de Caxias do Sul.

Roberto Birch Gonçalves

Possui Graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul, diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) e coordenador do curso de Comércio Exterior da referida Universidade.

Publicado
2016-06-02