A GESTÃO PELA QUALIDADE: A PERENIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

  • Carlos Candido da Silva Cyrne
  • Chantreli Cristine Scheneider
Palavras-chave: Competitividade, Processos, Qualidade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou comprovar a hipótese de que mesmo tendo transcorrido aproximadamente 25 anos, desde o boom da gestão pela qualidade, a temática continua presente nas discussões e práticas das organizações. Para tanto valeu-se do método hipotético-dedutivo, sendo uma pesquisa quantitativa e descritiva, fundamentando-se em pesquisa bibliográfica e análise bibliométrica. Com o intuito de verificar a frequência de publicações sobre o tema qualidade foi-se ao encontro dos anais do ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) nos anos de 2006-2015, perfazendo a última década. O objetivo geral foi o de verificar se a gestão pela qualidade ainda merece atenção por parte das organizações. Ao final das análises foi possível concluir que, muito embora outros critérios devam ser contemplados pelas empresas, a gestão da qualidade deve ser perenizada, sendo vista como uma possibilidade de obtenção, se não de vantagem competitiva, de vantagem comparativa.

Biografia do Autor

Carlos Candido da Silva Cyrne

Graduado em Administração; Especialista em Gestão da Qualidade; Especialista em Gestão e Liderança Universitária; Mestre em Engenharia de Produção; Doutor em Ciências. Centro Universitário Univates. E-mail: cyrne@univates.br

Chantreli Cristine Scheneider

Graduanda em Engenharia de Produção. Centro Universitário Univates. E-mail: chann_schneider@hotmail.com

Publicado
2016-06-02