A GESTÃO PELA QUALIDADE: A PERENIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou comprovar a hipótese de que mesmo tendo transcorrido aproximadamente 25 anos, desde o boom da gestão pela qualidade, a temática continua presente nas discussões e práticas das organizações. Para tanto valeu-se do método hipotético-dedutivo, sendo uma pesquisa quantitativa e descritiva, fundamentando-se em pesquisa bibliográfica e análise bibliométrica. Com o intuito de verificar a frequência de publicações sobre o tema qualidade foi-se ao encontro dos anais do ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) nos anos de 2006-2015, perfazendo a última década. O objetivo geral foi o de verificar se a gestão pela qualidade ainda merece atenção por parte das organizações. Ao final das análises foi possível concluir que, muito embora outros critérios devam ser contemplados pelas empresas, a gestão da qualidade deve ser perenizada, sendo vista como uma possibilidade de obtenção, se não de vantagem competitiva, de vantagem comparativa.