UMA NOVA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING PARA PEQUENAS E NOVAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ALFA

  • Lidiane Reinicke
  • Renata Druzian
Palavras-chave: Planejamento estratégico, marketing, pequenas e novas empresas

Resumo

O presente artigo versa sobre um modelo de planejamento estratégico de marketing para pequenas e novas empresas. Este estudo foi realizado para uma empresa real com nome fictício Alfa. A pesquisa teve por objetivo geral identificar qual o modelo ideal de planejamento estratégico de marketing a ser aplicado em pequenas e novas empresas. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, de forma qualitativa, com abordagem exploratória e pesquisa documental e bibliográfica. A partir da pesquisa, analisaram-se cinco modelos existentes de planejamento estratégico de marketing e, então, foi possível criar um modelo novo de planejamento estratégico de marketing para pequenas e novas empresas. Desta forma, aplicou-se o novo modelo na empresa Alfa, com a qual contribuiu criando uma direção estratégica para a empresa.

Biografia do Autor

Lidiane Reinicke

Graduando (a) do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto: lidireinicke@hotmail.com

Renata Druzian

Orientador (a) da Pesquisa. Graduda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Mestre em Administração – Marketing Estratégico: renatadruzian@hotmail.com.

Publicado
2019-06-01