https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/issue/feed REVISTA DE LETRAS DOM ALBERTO 2021-12-10T22:30:14-03:00 Juliana Machado Fraga revistas@domalberto.edu.br Open Journal Systems <p align="justify">A Revista de Letras Dom Alberto, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação e Publicação da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. O seu principal objetivo é publicar artigos inéditos em língua portuguesa sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões linguísticas e literárias. Publica ainda artigos que contemplem abordagens sobre o ensino e a aprendizagem de língua e literatura na Educação Básica e no Ensino Superior.</p> https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/548 EXPLORANDO A INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA 2021-12-10T22:30:13-03:00 Neuzer Helena Munhoz Bavaresco neuzermunhoz@gmail.com <p>A língua espanhola tem crescido muito nos últimos anos, tanto em escolas públicas e particulares com a aprovação da Lei nº 11.161, de 25 de agosto de 2005, que transformou a língua espanhola obrigatória no Brasil, como também em cursos de idiomas. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir a importância de explorar a leitura, a intertextualidade e a interdiscursividade em sala de aula como forma de desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita, na sala de aula de língua espanhola. Para tanto, utilizamos como corpus de análise uma propaganda vinculada na argentina, intitulada “Twistos sapo besamemucho”, como ponto de partida para uma reflexão acerca da intertextualidade e interdiscursividade, à luz das concepções de Fiorin (2006), mas também como base para a elaboração de alguns exemplos de trabalho nessa perspectiva.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/549 O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS ENCARCERADOS 2021-12-10T22:30:13-03:00 Rita de Cássia Batista revistas@domalberto.edu.br <p>Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como são desenvolvidas as aulas de Língua Inglesa dentro do contexto carcerário. A investigação terá base qualitativa e será feito um estudo de caso com uma turma do Ensino Médio de uma escola penitenciária. Os alicerces teóricos para esta pesquisa são os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Inglesa para o Ensino Médio (2000) e o Conteúdo Básico Comum (CBC) de Língua Inglesa para o Ensino Médio (2008); os conceitos de atividades sociais e práticas de ensino de Língua Inglesa propostos por Liberali (2012), as propostas de ensino para ambientes prisionais apresentadas por Thomas e Thomas (2008) e de desenvolvimento de cidadania conforme Clough e Holden (2002), Perrenoud (2005) e Freire (1967, 1970). Subjazem a pesquisa os conceitos de identidade apresentados por Bauman (2005) e Hall (2006), bem como os princípios de punição propostos por Foucault (2003). Os dados serão compostos de (a) descrição das aulas dadas pela professorapesquisadora e (b) pesquisa sobre desejos de aprendizagem de língua inglesa feita por escrito com os estudantes-foco. A descrição das aulas (não detalhadas neste artigo) será analisada segundo teorias de ensino-aprendizagem e de linguagem, especialmente referentes à língua inglesa para o ensino médio e os dados da pesquisa de desejos serão categorizados e discutidos segundo a fundamentação teórica. A discussão indicará caminhos para uma proposta de ensino-aprendizagem de língua inglesa mais coerente com o contexto alvo, calcada na perspectiva de atividades sociais, e que potencialmente possa contribuir para a transformação identitária dos alunos em regime de reclusão.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/550 “A POLÍCIA QUE REPRIME NA AVENIDA É A MESMA QUE MATA NA FAVELA”: BATALHAS SEMIÓTICAS SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO 2021-12-10T22:30:13-03:00 Douglas Roberto Knupp Sanque dknupp@gmail.com <p>As manifestações políticas de 2013 movimentaram diversas cidades brasileiras. Em meio aos cartazes erguidos, uma reclamação corriqueira foi a violência policial. O objetivo deste artigo é analisar a construção semiótica de significados sobre violência policial. Baseado no conceito de precariedade bem como nas reflexões contemporâneas sobre a natureza da prática linguística, analiso a faixa “A polícia que reprime na avenida é a mesma que mata na favela”, erguida em ato de protesto à Chacina da Maré. Em seguida, empreendo o procedimento metodológico de rastreamento da trajetória da faixa na web em 3 entextualizações: no site Redes de Desenvolvimento da Maré, no portal G1 e sua seção de comentários. Resultados preliminares apontam para uma disputa social sobre a legitimidade da violência policial.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/551 ENTRE O CURSO DO MUNDO E A SOLIDEZ DA VERDADE: UM SHAKESPEARE DE JOHNSON ALÉM DA OBRA PREFÁCIO A SHAKESPEARE 2021-12-10T22:30:13-03:00 Diego de Castro diegodecastro2004@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é realizar uma leitura com base na teoria da desconstrução do ensaio Prefácio a Shakespeare (1765) de Samuel Johnson (1709–1784), na qual será apresentada uma nova abertura da crítica shakespeariana de Johnson. Para realizar este trabalho utilizaremos como base teórica Roland Barthes, com sua distinção de “texto” e “obra”, e o método de desconstrução de Jacques Derrida. A leitura desconstrucionista dessa obra tem como ponto de partida a metáfora curso do mundo, pela qual se pretende questionar a base principal desse ensaio, a fim de mostrar um Shakespeare além do Prefácio a Shakespeare. Em suma, busco com esse artigo uma visão além da tradição de comentadores da crítica shakespeariana de Johnson.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/552 DESARQUIVANDO A REPRESENTAÇÃO DA MULHER: A IDEOLOGIA DO JORNAL DAS FAMÍLIAS 2021-12-10T22:30:13-03:00 Valdiney Valente Lobato de Castro valdiney.castro@uvaamapa.com.br Germana Maria Araújo Sales gmaa.sales@gmail.com <p>A noção de arquivo tem sido compreendida, comumente como mero acervo material. No entanto, em análise a textos de Nora, Foucault, Derrida e Pecheux é possível ampliar a concepção atrelando à idéia de memória. Assim, há um aprofundamento do conceito, na medida em que se torna possível tanto ampliar a idéia de arquivo, atingindo relações com o discurso, quanto analisar as ideologias que as fontes carregam enquanto memória produzida. Diante desse prisma é que se propõe a reflexão de partes – editorial, ilustração, capa, seções, expediente – do Jornal das Famílias, publicado por Garnier, no Rio de Janeiro (1863 a 1878). O estudo do periódico revela a preocupação com a moralização e com a instrução da mulher para ser boa esposa e mãe, representação passiva, fruto da sociedade patriarcal da época.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/553 DO JORNAL PARA O LIVRO: A REESCRITA DE “AURORA SEM DIA” DE MACHADO DE ASSIS 2021-12-10T22:30:13-03:00 Ionara Satin ionarasatin@gmail.com <p>Em 1870, para o periódico Jornal das Famílias, Machado de Assis com o pseudônimo de Victor de Paula publica o conto “Aurora sem dia”, que mais tarde será reunido na coletânea Histórias da Meia Noite organizada pelo próprio escritor. Quando essa narrativa escrita “ao correr da pena” para o meio jornalístico passa para o livro, observam-se algumas diferenças. A proposta desse artigo é exatamente esta, analisar as transformações ou adaptações que o conto sofreu ao mudar de veículo: do jornal para o livro. Pensando em como foi escrito para o jornal, de acordo com esse veículo transitório e seu público alvo, e depois a publicação em livro. Esse estudo também pretende mostrar qual o objetivo do escritor ao transportar de um veículo para o outro. Foi observado que, passando para o livro o autor parece reescrever a história, provocar outra leitura.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/554 RECURSOS PEDAGÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA LEITURA 2021-12-10T22:30:14-03:00 Jéssica Casarin revistas@domalberto.edu.br <p>Este artigo aborda o ensino de literatura brasileira no Ensino Médio e discute a necessidade de analisar os materiais didáticos dessa disciplina.Objetivarefletir sobre os recursos pedagógicos dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD a escolas públicas brasileirasadotadosnas aulas de literatura e discutir sua contribuição para formação leitora. Para isso, construiu-se um suporte crítico amparado em trabalhos de autores como Luft (2014), Cabral (2008) e Sousa (2006), que refletem sobre aspectos do ensino de literatura. Através de análise comparativa, concluiu-se que, apesar desses materiais demonstrarem preocupação com práticas de leitura de literatura contextualizadas e com intertextualidade, ainda há carências nas proposições de leitura para formação de leitor proficiente de texto literário.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/resvistadeletrasdomalberto/article/view/555 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA E SUA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA (L.E) 2021-12-10T22:30:14-03:00 Ester Myriam Rojas Osorio estermy@assis.unesp.br Vanessa Pansani Viana vanessa_pansani@yahoo.com.br <p>O artigo mostra uma análise da divulgação e formatação de textos literários no livro didático Enteráte!,um dos mais utilizados nas aulas de língua espanhola no Estado de São Paulo. A justificativa baseia-se na constatação de que está havendo uma diminuição da publicação de textos literários nos materiais didáticos mais utilizados, dessa forma é crucial questionar as causas dessa mudança e seus possíveis desdobramentos no cotidiano escolar, como perceber a influência na formação do público leitor que advém dessas práticas pode apontar um dos rumos e relevância que está tomando a nossa literatura no cenário social. Verificamos se a seleção da literatura está devidamente presente e inserida no contexto sociocultural dos discentes e se está auxiliando no processo de ensino-aprendizagem presente nas diversas instituições de ensino.</p> 2015-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c)