O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS ENCARCERADOS

  • Rita de Cássia Batista
Palavras-chave: Cidadania, Abordagem de ensino, Contexto carcerário, Atividades sociais, Identidade, Sistema prisional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como são desenvolvidas as aulas de Língua Inglesa dentro do contexto carcerário. A investigação terá base qualitativa e será feito um estudo de caso com uma turma do Ensino Médio de uma escola penitenciária. Os alicerces teóricos para esta pesquisa são os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Inglesa para o Ensino Médio (2000) e o Conteúdo Básico Comum (CBC) de Língua Inglesa para o Ensino Médio (2008); os conceitos de atividades sociais e práticas de ensino de Língua Inglesa propostos por Liberali (2012), as propostas de ensino para ambientes prisionais apresentadas por Thomas e Thomas (2008) e de desenvolvimento de cidadania conforme Clough e Holden (2002), Perrenoud (2005) e Freire (1967, 1970). Subjazem a pesquisa os conceitos de identidade apresentados por Bauman (2005) e Hall (2006), bem como os princípios de punição propostos por Foucault (2003). Os dados serão compostos de (a) descrição das aulas dadas pela professorapesquisadora e (b) pesquisa sobre desejos de aprendizagem de língua inglesa feita por escrito com os estudantes-foco. A descrição das aulas (não detalhadas neste artigo) será analisada segundo teorias de ensino-aprendizagem e de linguagem, especialmente referentes à língua inglesa para o ensino médio e os dados da pesquisa de desejos serão categorizados e discutidos segundo a fundamentação teórica. A discussão indicará caminhos para uma proposta de ensino-aprendizagem de língua inglesa mais coerente com o contexto alvo, calcada na perspectiva de atividades sociais, e que potencialmente possa contribuir para a transformação identitária dos alunos em regime de reclusão.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Batista

Mestranda em Educação. Universidade Federal de Lavras – UFLA

Publicado
2015-06-30