GESTÃO DE CUSTOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS: UM LEVANTAMENTO APLICADO NO MUNICÍPIO DE ENCRUZILHADA DO SUL/RS COM ASSOCIADOS DA SICREDI CENTRO LESTE

  • Sidnei Gama Nunes
  • Cláudia Freitas Michelin

Resumo

Nos dias de hoje o agronegócio é fator importante para o desenvolvimento e fortalecimento da economia. No entanto, diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores, fica cada vez mais difícil se manterem na atividade, devido às constantes oscilações de preços dos produtos, os fatores ambientais, como estiagens, geadas e temporais. Desta maneira, a gestão de custos da propriedade é uma ação que deve estar presente na rotina de trabalho do produtor rural se tornado tão importante quanto à produção propriamente dita. Para tratar desde assunto o presente trabalho tem como objetivo geral buscar verificar em que medida os pequenos produtores rurais associados da Sicredi Centro Leste no município de Encruzilhada do Sul/RS utilizam as informações da contabilidade de custos no gerenciamento de suas atividades agropecuárias. Consequentemente, este trabalho aborda uma pesquisa quantitativa com natureza exploratória e descritiva, elaborada através de um levantamento. Os resultados da pesquisa foram submetidos a tratamento quantitativo, com análise descritiva. Constatou-se que os produtores possuem muita experiência no desenvolvimento das atividades rurais, mas encontram dificuldades na gestão da sua propriedade. A grande maioria adota um controle de custos manual, com anotações em caderno, sendo que modelos de gestão mais sofisticados são adotados por uma minoria de produtores rurais.

Biografia do Autor

Sidnei Gama Nunes

Graduando em Ciências Contábeis – ULBRA - Cachoeira do Sul. snunes673@gmail.com

Cláudia Freitas Michelin

Professora Orientadora – ULBRA - Cachoeira do Sul. claudiamichelin@ulbra.edu.br

Referências

ARAÚJO, M. J. Fundamentos do agronegócio. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

FURASTÉ, P. A. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Explicitação das Normas da ABNT. 18 ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2016.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, J. C. Contabilidade Básica. 10 ed. São Paulo, Atlas, 2009.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SANTOS, G. J.; MARION, J. C., SEGATTI, S. Administração de Custos na Agropecuária. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SEBRAE. Cartilha do Produtor Rural. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae,(s.d.).

Publicado
2019-12-19
Como Citar
NUNES, S. G.; MICHELIN, C. F. GESTÃO DE CUSTOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS: UM LEVANTAMENTO APLICADO NO MUNICÍPIO DE ENCRUZILHADA DO SUL/RS COM ASSOCIADOS DA SICREDI CENTRO LESTE. REVISTA DE ANAIS DE EVENTOS DOM ALBERTO, v. 1, n. 2, p. 3-8, 19 dez. 2019.
Seção
Resumos Expandidos - Seminário de Contabilidade