E-SOCIAL: OS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE ESTÃO PREPARADOS?

  • Ernando Fagundes
  • Mayan Macedo Sampaio
  • Robson Bastezini
  • Rodrigo Rengel
Palavras-chave: eSocial, Governo Federal, Implementação

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o nível de adequação dos escritórios de contabilidade em relação à implementação do eSocial. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento dos dados e informações, sendo utilizado um questionário, contendo questões fechadas, aplicadas aos escritórios de contabilidade do estado de Santa Catarina. Para tanto, adotou-se uma pesquisa descritiva, gerando conhecimentos para a aplicação prática. Foram enviadas questões sobre a atuação dos escritórios, número de funcionários, adequação dos clientes, infraestrutura dos escritórios e existência da necessidade de investimentos. Desta maneira, foi possível analisar a adequação dos escritórios de contabilidade de Santa Catarina as exigências do eSocial. Os resultados obtidos demonstram que grande parte dos escritórios necessita de algum ajuste para que toda sua estrutura esteja adequada as exigências do eSocial. E ainda faltam informações e orientações tanto do Governo Federal, quanto do comitê gestor e diretivo para que o eSocial fique totalmente claro para todos os seus usuários.

Biografia do Autor

Ernando Fagundes

Universidade Federal de Santa Catarina / Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça, 48 99928-8148,  fagundes.ernando@gmail.com

Mayan Macedo Sampaio

Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça, 48 99954-5065, mayansampaio@hotmail.com

Robson Bastezini

Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça, 48 99977-9596, robson5bastezini@gmail.com

Rodrigo Rengel

Universidade Federal de Santa Catarina, 47 99995-0252, rengel.rodrigo@hotmail.com

Publicado
2019-12-09
Como Citar
FAGUNDES, E.; SAMPAIO, M. M.; BASTEZINI, R.; RENGEL, R. E-SOCIAL: OS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE ESTÃO PREPARADOS?. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO, v. 8, n. 16, p. 117-143, 9 dez. 2019.