LEI 12.846/2013 - A INFLUÊNCIA DA LEI ANTICORRUPÇÃO NA ROTINA DAS EMPRESAS: PERCEPÇÃO DOS GESTORES ANÁLISE DA CARTEIRA DE CLIENTES JURÍDICOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA PRIVADA

  • Raul Gomes Pinheiro
  • João Raimundo da Silva
  • Juliana Denise Kleine
  • Silvania Ferraz
Palavras-chave: Lei anticorrupção, Compliance, Ética

Resumo

A Lei n° 12.846 conhecida como Lei Anticorrupção, foi criada em 2013 trazendo definições dos atos que configuram corrupção, pelas pessoas físicas e jurídicas de natureza privada contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Diante deste cenário, muitas empresas adotaram o compliance como ferramenta para desenvolver uma gestão estratégica, criando normas e procedimentos internos, avaliando riscos e promovendo boa conduta ética nos negócios, prevenindo atos de corrupção. O presente artigo tem como objetivo, identificar segundo a percepção dos gestores, a influência da Lei n° 12.846/2013, na rotina das empresas, bem como, os mecanismos de controle de corrupção nas empresas, notadamente, o compliance como instrumento / ferramenta de controle. A pesquisa exploratória, foi realizada através da aplicação de questionário, entre o período de outubro a novembro de 2018, para profissionais da área financeira de empresas e proprietários de pequenas e médias empresas dos setores comercial, industrial e prestação de serviços de portes variados. Os resultados apontam que a maior parte dos gestores percebem que atos de corrupção, uma vez tornados públicos, denigrem a imagem das organizações. A impunidade, pode diminuir com a existência da Lei Anticorrupção e adoção de um departamento de compliance, pode aumentar lucros da organização mesmo que indiretamente.

Biografia do Autor

Raul Gomes Pinheiro

Doutor em Administração USCSul, Professor de Pós Graduação Fecap, email: raulpinheiro@hotmail.com;

João Raimundo da Silva

Especialista em Gestão Tributária Fecap, email:joão.raimundo@edu.fecap.br

Juliana Denise Kleine

Especialista em Gestão Tributária Fecap, email: juliana.kleine@edu.fecap.br

Silvania Ferraz

Especialista em Gestão Tributária Fecap, email: silvaniaferraz@edu.fecap.br.

Publicado
2019-12-09
Como Citar
PINHEIRO, R. G.; SILVA, J. R. DA; KLEINE, J. D.; FERRAZ, S. LEI 12.846/2013 - A INFLUÊNCIA DA LEI ANTICORRUPÇÃO NA ROTINA DAS EMPRESAS: PERCEPÇÃO DOS GESTORES ANÁLISE DA CARTEIRA DE CLIENTES JURÍDICOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA PRIVADA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO, v. 8, n. 16, p. 44-60, 9 dez. 2019.