INSTALAÇÃO DO SISTEMA PFAND É EXEQUÍVEL E PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA EM ESTUDO ?

  • Valéria Jinkoski Lucas
  • Fabiane da Silveira Silveira
  • Ângelo Staub
Palavras-chave: Pfand, Logística Reversa de Garrafas PET, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Rede de Supermercados

Resumo

O Pfand começou em 1920 quando os alemães decidiram que garrafas (principalmente de cerveja e de água) deveriam ser retornadas e reutilizadas. Atualmente, na Alemanha, este é um processo comum de retorno das garrafas quando as pessoas vão ao supermercado. Assim, podemos definir a expressão Pfand como um caução, pois o valor é devolvido posteriormente. Deste modo, dada a importância do tema para as organizações e sociedade, este estudo tem como objetivo geral apresentar os benefícios da implantação do Pfand a uma rede de supermercados de Santa Cruz do Sul/RS. A metodologia utilizada épesquisa descritiva com análise qualitativa. Como resultado, verifica-se que o supermercado no qual foi realizada a explanação da pesquisa demonstrou interesse em aplicação futura do processo, pois existem motivos ecológicos (logística reversa) e financeiros, bem como o marketing verde, considerando que isso facilita a reciclagem e reutilização dasgarrafas, além de evitar que estas fiquem poluindo o meio ambiente. Somado ao interesse da organização no objeto em estudo, verificou-se a possibilidade de parceria de uma indústria de refrigerante, de médio porte, tornando a proposta mais sólida e próxima de se realizar, visto a necessidade de adaptação de rótulos para a consolidação do projeto.

Publicado
2020-05-20
Como Citar
LUCAS, V. J.; SILVEIRA, F. DA S.; STAUB, ÂNGELO. INSTALAÇÃO DO SISTEMA PFAND É EXEQUÍVEL E PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA EM ESTUDO ?. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DOM ALBERTO, v. 7, n. 10, p. 222-247, 20 maio 2020.