REVISTA DE EDUCAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto <p align="justify">A <strong>Revista de Educação Dom Alberto </strong>(<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2316-2260#">ISSN 2316-2260</a>), com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação e Publicação e da Coordenação do Curso de Educação da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. O seu principal objetivo é publicar artigos inéditos em língua portuguesa sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões acerca da educação.&nbsp;</p> pt-BR revistas@domalberto.edu.br (Juliana Machado Fraga) setordeti@domalberto.edu.br (Setor de TI) Sex, 02 Jun 2017 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARAO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DA MEMÓRIA https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/210 <p>Esta pesquisa apresenta um breve estudo sobre a relação da neurospsicopedagogia e sua contribuição para o desenvolvimento da memória. O artigo versa sobre, a partir de pesquisa bibliográfica, conhecer a contribuição da neuropsicopedagogia para o desenvolvimento da aprendizagem e da memória. Parte-se de autores renomados para clarificar as contribuições da neuropsicopedagogia para o desenvolvimento da aprendizagem e da memória, desde o nascimento até a idade adulta. Com esse estudo concluiu-se que o desenvolvimento humano é um processo que ocorre durante toda vida e resulta de uma inter-relação complexa de fatores biológicos, psicológicos, culturais e ambientais. É definido com as mudanças que acontecem na vida de um indivíduo desde a concepção até a morte. É importante conhecermos nosso cérebro e reforçar as conexões entre as diferentes áreas do cérebro, promovendo esse diálogo constante que melhora o desempenho e garante saúde mental.</p> Nadiesca Pohlmann, Carla M. Z. Moraes Copyright (c) 2019 REVISTA DE EDUCAÇÃO DOM ALBERTO https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/210 Ter, 17 Set 2019 00:00:00 -0300 A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O DESIGN DE PROBLEMAS ABERTOS, CONTEXTUALIZADOS E COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/211 <p>Neste artigo apresenta-se um recorte dos resultados obtidos com uma proposta de formação de professores em Matemática, em que um grupo de licenciandos realizou o Design de um problema do tipo aberto, contextualizado e com o uso de Tecnologias Digitais. Para realizá-lo, o grupo executou etapas, que envolveram a constatação da necessidade e o planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação do Design do problema. Por meio dessa experiência, eles tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de discutir e refletir, o que potencializou a produção de conhecimentos, no que se refere a aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e acerca da abordagem de temas de relevância social, bem como puderam apresentar e/ou desenvolver competências e habilidades.</p> Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/211 Sex, 02 Jun 2017 00:00:00 -0300 ESCOLA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A APRENDIZAGEM PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/212 <p>O presente artigo tem como objetivo mostrar algumas concepções de educação ambiental e sinalizar as responsabilidades que a escola tem diante das problemáticas ambientais vivenciadas atualmente. Para tanto, retoma-se um apanhado geral sobre o processo histórico e alguns conceitos de educação ambiental, objetivos e finalidades e a ótica dos PCNs sobre educação ambiental. Destaca-se também, a escola como espaço de construção e reconstrução de conhecimento, a importância da educação ambiental para a vida social, tendo como suporte para essa prática a pesquisa como instrumento para aquisição de conhecimento</p> Matilde do Socorro Sousa Luz, Lidiane Rosa dos Santo, Rodrigo Fraga Garvão Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/212 Sex, 02 Jun 2017 00:00:00 -0300 LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL COM VISTAS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR: CONTRIBUIÇÕES EM LINGUÍSTICA APLICADA https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/213 <p>O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida com uma professora da Escola Municipal Senhor do Bonfim, localizada a Rua 11 s/nº, Vila Nova, no município de Conceição do Araguaia, Pará. O objetivo é apresentar a relevância do Professor-leitor no desenvolvimento e catalisação das habilidades de letramento na educação básica. Do ponto de vista teórico, estamos inseridos no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, mais precisamente nos estudos que versam sobre letramento. Desenvolvemos nossa pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa e interpretativista, sendo o tipo de investigação um estudo de caso. Entrevistamos uma professora efetiva da rede municipal de Conceição do Araguaia. A referida entrevista foi gravada e depois transcrita convencionalmente, em que foi possível a geração dos dados para serem analisados. Este procedimento foi de fundamental importância para investigação da problemática encontrada.</p> Bruno Gomes Pereira, Cacilda Alves Miranda de Lima, Irismar Mota da Silva Copyright (c) https://revista.domalberto.edu.br/educacaodomalberto/article/view/213 Sex, 02 Jun 2017 00:00:00 -0300